Total de visualizações de página

domingo, 25 de maio de 2014

7ª palestra Encontros Literários Moreira Campos


Os Encontros Literários Moreira Campos convidam a todos para a 7º palestra do semestre, que ocorrerá na próxima quarta-feira, e trará duas apresentações: a primeira abordará o pensamento de José de Alencar na obra Antiguidade na América e a segunda trabalhará com a obra Cartas Literárias de Adolfo Caminha.

Temas da palestras: Antiguidade da América: um texto utópico ou uma crítica alencarina aos antropólogos do século XIX? e As polêmicas literárias no Ceará.
Quando: 28 de Maio (Quarta), às 18:00 horas.
Onde: Auditório José Albano, Curso de Letras, CH/UFC – área II.
Palestrantes: Prof. Me. Jesus Frota Ximenes (UFC) e Prof. Me. Charles Ribeiro Pinheiro (UFC).




Oficina Bordando a Literatura


O Acervo do Escritor Cearense e a Biblioteca de Ciências Humanas/UFC, homenageando o centenário de nascimento do escritor Moreira Campos (1914-2014), oferecem a Oficina Bordando a literatura idealizada e ministrada pela Prof.ª Me. Elizabeth Ziani. O projeto procura estabelecer diálogos entre a literatura e as artes visuais.
Período: 03 a 06 de Junho.
Horário: 9:00 às 11:30.
Onde: Biblioteca de Ciências Humanas, CH/UFC – área II
Ministrante: Prof.ª Me. Elizabeth Ziani.
Informações: acervodoescritorcearense@gmail.com



sexta-feira, 9 de maio de 2014

"Literatura Cearense: Conversas" - Na Livraria Feira do Livro


















No dia 9 de maio, na Livraria Feira do Livro, será realizada mais uma atividade ligada ao 1° centenário de Moreira Campos: "Literatura Cearense: Conversas", momento em que alguns pesquisadores, sob orientação da profa. Dra. Odalice de Castro, tratarão de seus estudos relacionados à Literatura de nosso Estado. Sintam-se todos convidados! 

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=483732485060487&set=a.462677053832697.1073741828.461698150597254&type=1&theater

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Fotos 5ª Palestra Encontros Literários Moreira Campos 30/04/2014

Os Encontros Literários Moreira Campos parabenizam e agradecem a todos que compareceram à 5ª Palestra, que teve como tema os 90 anos de Osman Lins e as 60 anos do romance A Sibila. A Palestrante foi a Prof.ª Drª Odalice de Castro Silva.








Resumos palestras Osman Lins e Agustina Bessa-Luís


À Sibilia, de A. Bessa-Luís, nos seus 60 anos.

Este exercício pretende ser uma homenagem pela escrita do romance A Sibila, por Agustina Bessa-Luís, há 60 anos, depois da escrita de Mundo Fechado (1948), Os Super-Homens (1950) e Contos Impopulares (1951-1953). Livro que abriu caminho para temas, motivos, personagens e trouxe consigo, até 2010, mais de 60 títulos, entre contos, novelas, romances, teatro, biografias, ensaios, depoimentos, livros de viagem, textos para o cinema, reflexões de uma pensadora que, através de um posicionamento maduro e responsável, transformou-se numa das eminentes figuras da Língua Portuguesa e, por sua atuação na sociedade de Portugal, das mais respeitadas. Sua obra pensa a natureza humana nas circunstâncias que a cada um foi dado viver, suas escolhas, suas ilusões, seus enganos, alguma grandeza, esta é a motivação de sua escrita, no correr da qual não esqueceu a crônica do cotidiano, nem a compaixão, nem a inocência das crianças.

1.       A Sibila – 16 de janeiro de 1953.
 As relações vida e obra.
2.       As Sibilas.
3.       Agustina: “Uma pensadora entre coisas pensadas”

Osman Lins: os 90 anos do escritor que também não silenciou sobre o tempo

Entre as categorias da narrativa de ficção, e como os grandes desafios de seu trabalho de escritor com a linguagem, os leitores de Osman Lins (1924-1978) encontrarão uma ênfase toda especial para o espaço e o tempo. Desde as primeiras obras, O Visitante (1955), Os Gestos (1957) e O fiel e a Pedra (1961), até a fase de maturidade poética com Nove, Novena (1966) e os romances que fecharam sua trajetória literária, com Avalovara (1973) e A Rainha dos Cárceres da Grécia (1976), incluindo as experiências para o teatro e a televisão, encontramos o signo empenhado com os arranjos linguísticos e estilísticos para a construção de seu Projeto escritural. Estas reflexões prestam uma simbólica homenagem aos 90 anos do escritor nordestino que cruzou experiências de sua região de origem com outras que o ajudariam a levantar as perguntas que o inquietaram e a questionar os lugares e as circunstâncias de sua vida.

1.

Osman Lins por Odalice de Castro Silva

“Osman Lins faleceu em julho de 1978. Entre uma obra e outra escreveu artigos, ensaios, homenagens, concedeu entrevistas. Nestas oportunidades, discutiu, denunciou, combateu, explicou , interpretou, refletiu, criticou, traçou planos, expôs projetos, mostrando potencialidades da palavra que usou de forma generosa, corajosa, como um usuário fervoroso, consciente, apaixonado. Era consciente de que estava de passagem, mas nem por isso, ou, sobretudo por ter do tempo e da vida uma noção como que dramática, jamais fechou-se no egoístico culto da autocomiseração pelas situações adversas que experimentou e a que assistiu no lugar e no tempo em que lhe foi dado viver. [...]
Seus livros não pertencem apenas à língua portuguesa, eles estão entregues à rotação dos signos da arte literária, a quem deu o melhor de si mesmo.”
SILVA, O. C. A Obra de arte e seu intérprete: Reflexões sobre a contribuição crítica de Osman Lins. Fortaleza: EDUFC, 2000. P. 31.

http://www.editora.ufc.br/index.php?option=com_content&task=view&id=237&Itemid=28






Agustina Bessa-Luís

Agustina Bessa-Luís, nasceu em Vila Meã, em 15 de Outubro de 1922.
“Eu não queria o êxito fácil, as opiniões, os favores, os agasalhos da tertúlia e o calor da insubordinação, dos injustiçados, dos paladinos da razão. Eu só queria escrever, entrar no coração das pessoas e beber-lhes o sangue, avançando sempre, criando enredos e fazendo saltar os personagens das páginas. Há pouca gente que perceba que escrever é uma espécie de danação em que às vezes se têm encontros com Deus. Eu perguntava: lutar com o Anjo, o que significa Jacob lutou com o Anjo e ficou aleijado para sempre. Esse aleijão é a pessoa que tem uma ideia sobre a sua existência na terra e lhe dá forma pelas palavras, rios de palavras, rios de incerteza profunda.”
[Bessa-Luís, Agustina. O Livro de Agustina Bessa-Luís. Lisboa: Ed. Guerra e Paz, 2007. P. 73].





Osman Lins - Avalovara


Quadrado mágico com a frase latina e o espiral que o percorre, é o elemento que estrutura e ao mesmo tempo ultrapassa os limites da linguagem e da condição humana, no romance Avalovara (1973), de Osman Lins.

5 Palestra - Encontros Literários Moreira Campos



Os Encontros Literários Moreira Campos convidam a todos para a 5ª palestra do semestre, que ocorrerá na próxima quarta-feira, em homenagem à escritora portuguesa Agustina Bessa-Luís e ao escritor brasileiro Osman Lins.
Tema da palestra: 90 anos de Osman Lins; e 60 anos de A Sibila, de Agustina Bessa-Luís.
Quando: 30 de ABRIL (Quarta), às 18:00 horas.
Onde: Auditório José Albano, Curso de Letras, CH/UFC – área II.
Palestrantes: Prof.a Dr.ª Odalice de Castro Silva (UFC).

Mais informações, no link a seguir:

https://www.facebook.com/events/277736219054137/