Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Resumos palestras Osman Lins e Agustina Bessa-Luís


À Sibilia, de A. Bessa-Luís, nos seus 60 anos.

Este exercício pretende ser uma homenagem pela escrita do romance A Sibila, por Agustina Bessa-Luís, há 60 anos, depois da escrita de Mundo Fechado (1948), Os Super-Homens (1950) e Contos Impopulares (1951-1953). Livro que abriu caminho para temas, motivos, personagens e trouxe consigo, até 2010, mais de 60 títulos, entre contos, novelas, romances, teatro, biografias, ensaios, depoimentos, livros de viagem, textos para o cinema, reflexões de uma pensadora que, através de um posicionamento maduro e responsável, transformou-se numa das eminentes figuras da Língua Portuguesa e, por sua atuação na sociedade de Portugal, das mais respeitadas. Sua obra pensa a natureza humana nas circunstâncias que a cada um foi dado viver, suas escolhas, suas ilusões, seus enganos, alguma grandeza, esta é a motivação de sua escrita, no correr da qual não esqueceu a crônica do cotidiano, nem a compaixão, nem a inocência das crianças.

1.       A Sibila – 16 de janeiro de 1953.
 As relações vida e obra.
2.       As Sibilas.
3.       Agustina: “Uma pensadora entre coisas pensadas”

Osman Lins: os 90 anos do escritor que também não silenciou sobre o tempo

Entre as categorias da narrativa de ficção, e como os grandes desafios de seu trabalho de escritor com a linguagem, os leitores de Osman Lins (1924-1978) encontrarão uma ênfase toda especial para o espaço e o tempo. Desde as primeiras obras, O Visitante (1955), Os Gestos (1957) e O fiel e a Pedra (1961), até a fase de maturidade poética com Nove, Novena (1966) e os romances que fecharam sua trajetória literária, com Avalovara (1973) e A Rainha dos Cárceres da Grécia (1976), incluindo as experiências para o teatro e a televisão, encontramos o signo empenhado com os arranjos linguísticos e estilísticos para a construção de seu Projeto escritural. Estas reflexões prestam uma simbólica homenagem aos 90 anos do escritor nordestino que cruzou experiências de sua região de origem com outras que o ajudariam a levantar as perguntas que o inquietaram e a questionar os lugares e as circunstâncias de sua vida.

1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário