Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de março de 2014

Encontros celebram obra de Moreira Campos


Com abertura hoje, os Encontros Literários Moreira Campos retomam suas atividades, a partir das 18 horas, na UFC

Quando o contista Moreira Campos (1914-1994) idealizou os “Encontros Literários” em meados dos anos 80, na Universidade Federal do Ceará (UFC), tinha em mente a realização de um “curso de literatura para o povo de Fortaleza”. Essa é a ideia que ocupa o pensamento dos atuais organizadores dos “Encontros Literários Moreira Campos”, que retomam suas atividades, hoje, a partir das 18 horas, no auditório José Albano, do curso de Letras.

Em 2014, os Encontros festejam o primeiro centenário do mestre contista, autor de O puxador de terço, Os 12 parafusos e Dizem que os cães veem coisas. Segundo a professora Odalice de Castro, uma das organizadoras, os 20 encontros programados para este ano prestam homenagem ao escritor. O crítico literário Linhares Filhos abre a temporada de conferências sobre Moreira Campos. “Estaremos em volta de Moreira e, mesmo quando o tema abordado não se relacionar diretamente a ele, será em sua homenagem”, afirma a professora, que destaca ainda a participação de Acervo do Escritor Cearense da UFC como parceiro dos Encontros.

Para a pesquisadora das literaturas brasileira e portuguesa, o primeiro centenário de Moreira Campos é um momento importante para uma releitura da obra do contista, que publicou seus primeiros contos no fim da década de 1940, no Rio de Janeiro, e encerrou sua produção literária no início dos anos 1990, com a sua morte. De acordo com Odalice de Castro, Moreira Campos seguiu outros contistas de sua época marcados pelas contingências regionais, mas destaca que a influência dos escritores russos predominou na obra do cearense. “É possível verificar, na sua produção literária, fontes de cunho universal, como Machado de Assis e Graciliano Ramos, mas foi a literatura russa que proporcionou a universalidade da obra de Moreira Campos”, observa a professora. Ela atesta que, embora Moreira não tenha se desvencilhado de suas raízes, aborda em seus contos as grandes temáticas que envolvem as questões humanas, tais como a infância, a morte, a velhice.

A retomada dos Encontros Literários, desde 2012, é marcada pela apreciação da literatura e de autores brasileiros no formato de conferências semanais e inclui discussões sobre artes plásticas cearenses.

SERVIÇO

Abertura dos Encontros Literários Moreira Campos
O quê: conferência de Linhares Filho
Horário: hoje, a partir das 18 horas
Onde: auditório José Albano, no curso de Letras da UFC
Inscrições: encontrosmoreiracampos@gmail.com

Notícia disponível em: http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2014/03/12/noticiasjornalvidaearte,3218673/encontros-celebram-obra-de-moreira-campos.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário